25 agosto 2006

o “lado B”

no início do governo Lula, proliferavam as explicações para a contradição do PT dar continuidade ao modelo econômico de FHC.

em algum momento, conjeturava-se, Lula colocaria em prática um suposto “Plano B”, coerente com seu histórico na oposição e capaz de, enfim, implementar as promessas de campanha.

a justificativa era ser impossível dar um “cavalo-de-pau” na economia, que seria como um Titanic, cujo rumo em direção ao iceberg havia de ser cuidadosamente corrigido.

o tempo se encarregou de provar que se o tal “Plano B” estava tão bem escondido é porque nunca chegou sequer a existir.

com a sucessão de escândalos, Dirceu, Genoíno, Delúbio, Sílvio Pereira e Palocci foram lançados ao mar. o capitão continua com a mão firme no leme sem qualquer alteração de rota. e o PT tornou-se um cadáver sobrevivendo a si mesmo às custas exclusivamente da popularidade de Lula.

enquanto o Presidente disfarça suas imperfeições faciais com aplicações de botox, o país nos revela uma cara que nenhuma maquiagem da propaganda oficial consegue esconder: a maior taxa de juros reais do mundo, estagnação econômica, crônico desemprego, insegurança pública recorde, pauperização da classe média.

contudo, ao final do mandato mais uma vez se acende a vã esperança dos eternamente crédulos. Lula II será algo distinto e no segundo governo virá a “arrancada desenvolvimentista”.

o maior estelionato eleitoral da história do Brasil não foi suficiente para impedir que no futuro sejam repetidos os erros do passado. as bravatas de Lula continuam a seduzir os que padecem do mórbido prazer de serem enganados.

assim como não existiu nenhum “Plano B”, Lula será sempre Lula. tudo fará para ganhar as eleições e dar seguimento ao seu único projeto: manter-se no poder.

Nenhum comentário: