19 outubro 2018

Brasil em Transe: Eleições de 2018 - 19/10/2018

19/10/2018


o escândalo do Bolsolão desmascara definitivamente as Eleições de 2018 como farsa e fraude.

ficam também despidos os financiadores, e principais beneficiados, do proto-fascismo BolsoNazi: o grande empresariado.

o Golpe de 2016 foi colocado em xeque. ou se assume como tal, ou será obrigado a impugnar a candidatura Bolsonaro.

caso Bolsonaro não seja impugnado, a continuidade da candidatura Haddad servirá apenas para legitimar o golpe. numa Ditadura, a única opção eleitoral é o voto nulo.

por outro lado, reduzir a onda BolsoNazi a mero marketing eleitoral, manipulando coração e mente do eleitorado, é recusar-se a compreender como sente e pensa o eleitor.

a manipulação existe, mas ela não resume tudo. toda abordagem simplista da complexidade social, tende a causar erros catastróficos.

apesar de toda manipulação da mídia, Lula foi eleito duas vezes e Dilma também.

quando um General eleito se declara favorável a prisão dos ministros do STF, ele vocaliza um desejo da maior parte da população, sejam eleitores de Bolsonaro ou de Haddad.

e esta deveria ser também uma bandeira da Esquerda!

a diferença está no modo de fazê-lo. a diferença não está em o que fazer, e sim no como fazer.

ou através da democratização do STF, pela Esquerda. ou por um regime militar tutelando o STF, mantido assim intacto seu atual caráter oligárquico.

a força da onda BolsoNazi se dá por correr num leito de repugnância da população ao "sistema". dito de forma corrente: "- Ninguém aguenta mais isto que está aí".

muito embora raramente se expressem com estas palavras, as pessoas estão em busca de uma outra vida, de um outro modo de viver.

este anseio autêntico explica a conversão maciça aos empreendimentos da fé: o Capitalismo como religião. no vácuo das Comunidades Eclesiais de Base, se expandem as igrejas neopentecostais.

por mais paradoxal que possa parecer, a ausência de Lula é ocupada por Bolsonaro.

um efeito inesperado da mesma busca por uma solução mágica trazida por um Salvador da Pátria. o "homem forte" capaz de por "ordem na casa", nos salvando de nós mesmos.

ao invés de um processo árduo e determinado, com a consciência política de não haver nenhum outro caminho de emancipação, a não ser através de nossa luta coletiva e organizada.

o fascismo só pode triunfar quando a Esquerda é incapaz de formular, e comunicar, uma alternativa de vida para atender os legítimos anseios do povo.

o fascismo e o Capitalismo só podem ser combatidos sob a perspectiva de um outro modo de viver.
.

Nenhum comentário: