07 abril 2018

Brasil em Transe: passo a passo de volta para a farsa e a tragédia

07/04/2018

passo 1: a capitulação voluntária como estratégia

na frente de uma multidão conclamando em coro "Não se entregue!", Lula decide cumprir o mandado de prisão. seu ímpeto de resistência não durou sequer 24 horas.

mais uma de suas muitas farsas, mais uma das muitas farsas da História Brasileira. sempre redundando em tragédias para o Brasil e sua população.

ao invés de fazer História junto com o povo, Lula novamente optou por produzir apenas efeitos de marketing político. cenas de alta emoção, belos mas vazios discursos, nenhuma ação.

se era para isto, para que então tudo aquilo?

ainda pior do que não convocar o povo a resistir e ocupar as ruas, é fazê-lo tão somente para recuar logo em seguida.

assim como não é admissível expor a integridade física dos manifestantes, caso haja uma violência brutal da repressão podendo causar uma tragédia, também é indigno não esgotar todos os recursos disponíveis, tornando a resistência nada mais do que um teatro, uma farsa.

em 28/10/2017: fazer-se movimento além da farsa e da tragédia, para romper com a circularidade infernal de um eterno retorno dos mesmos erros e dos mesmos fracassos, seja sob a forma da farsa ou da tragédia.        
.

passo 2: o povo que falta



manifestantes bloqueiam portão do Sindicato de Metalúrgicos, em São Bernardo, e cerceiam a liberdade de Lula em exercer seu direito de se entregar espontaneamente à PF.

dos muitos mitos forjados pelo Lulismo para justificar sua estratégia de capitulação voluntária, nenhum é mais sórdido do que a concepção de sempre termos sido “um povo de frouxos”.

se a História do Brasil é escrita com o sangue dos massacres dos levantes populares, frouxa é uma liderança especializada em capitular voluntariamente, dedicada à rendição sem luta e cujo único objetivo é salvar a própria pele, mesmo ao custo de entregar a cabeça de todo um povo.

não nos falta um povo. nos falta o povo dar adeus às suas ilusões e fazer-se sua própria liderança.


salve o Povo Brasileiro! salve, salve! salve os Tamoios, os Aimorés e os Potiguares! salve Ganga Zumba! salve Palmares! salve, salve! salve Filipe dos Santos e Tiradentes! salve os cabanos, os malês e os balaios! salve os Alfaiates e os Cariris! salve, salve. salve o Almirante Negro! salve o movimento anarcosindicalista e a Coluna Prestes! salve Apolônio de Carvalho. salve Lamarca! salve Carlos Marighella! salve, salve. salve as greves do ABCD! salve a fundação do PT! salve as “Diretas Já”! salve, salve! salve Junho de 2013! salve, salve. salve a resistência ao golpe do impeachment! salve o Povo sem Medo!

salve os que protagonizaram a resistência no Sindicato de Metalúrgicos em São Bernardo!
.

passo 3: o alzheimer político como modo de vida

derrota é vitória: nos braços do povo, Lula é levado para se entregar à PF e ser conduzido a uma solitária nas masmorras de Curitiba.


"Dissemos que o golpe não passaria e passou. Dissemos que a condenação de Lula não ocorreria e ocorreu. Dissemos que o TRF da 4ª Região não ousaria confrontar as massas coonestando a condenação partidária de Moro e ousou. Pensávamos que o STJ daria um freio de arrumação e não deu."

depois disseram que Lula não seria preso. e se for preso, consistirá apenas num show midiático e será libertado após pouco tempo.

agora Lula está preso. e escrevem cartas de agradecimento...

continuam apostando tudo nas Eleições de 2018, mas se elas acontecerem será como farsa.

disseram que o povo não saía às ruas. e o povo se ofereceu como escudo humano à frente do Sindicato de Metalúrgicos, em São Bernardo.

disseram que o problema era a Globo. mas a Globo não foi capaz de derrubar Temer e muito menos de impedir 4 vitórias sucessivas do PT.

não é sem motivo que o Alzheimer tornou-se uma patologia epidêmica em nossa época. progressivamente o que era comportamento disfuncional se cristaliza numa grave doença. e a doença é a última e desesperada tentativa do corpo em se auto-curar.

enquanto o Lulismo persiste em acertar o prognóstico daquilo que não tem qualquer probabilidade de ocorrer, aqui postamos desde 17/05/2015:

confesso: não tenho esperança. os cegos falam de uma saída. vejo. após os erros terem sido usados como última companhia, à nossa frente senta-se o Nada.

que a prisão de Lula ao menos sirva para se libertarem de todas as ilusões. só que não...
.

passo 4: uma solução digna

no meio disso tudo, alguns evocam Lula ter encontrado uma saída digna.

digna, mas para quem?

uma digna entrega voluntária à polícia. uma digna condução até Curitiba. uma cela digna, na qual poderá dignamente passar o resto de seus dias.

a não ser que algum digno Ministro do STF conceda-lhe dignamente um digno habeas corpus.

isto sem levar em conta a quantidade de outros dignos processo que ainda dignamente pesam sobre Lula.

escuta pois: nós sabemos quem é nosso inimigo. não é com este tipo de dignidade que podemos derrotá-lo. a única dignidade que ele merece são balas dignas de um digno fuzil.


todos buscam uma saída, mas só é possível distinguir portais de entrada.

não há mais saídas. não vamos sair desta crise. nem no plano social, nem no âmbito pessoal.

ou afundamos através do portal que conduz ao Estado de exceção, materializando alguma forma de neo fascismo. ou radicalizamos o compromisso com a Democracia, refundando uma República autenticamente baseada na participação popular. e este é o único portal que pode nos conduzir a algum futuro.
.

passo 5: o Brasil virou mesmo uma zona


a realidade se liquefaz e a sociedade experimenta a História enquanto acontecimento do agora. com o público e o privado entrelaçados no cotidiano e a História se construindo à vista de todos, a intensidade do momento leva os indivíduos a delirarem o campo social. os surtos se tornam endêmicos.

como bem foi registrado no Diário do Centro do Mundo, a profecia de Cazuza se cumpriu: transformaram o Brasil inteiro num puteiro. o Brasil virou um prostíbulo. enquanto a lumpenburguesia se prostitui, todos nós somos seguidamente estuprados.

"A melhor síntese desses dias conturbados é Oscar Maroni, dono do Bahamas Hotel Club, o puteiro mais festejado de São Paulo. Na porta do Clube, colocou as fotos de Sérgio Moro e Carmen Lúcia. E, pelas redes sociais, o vídeo oferecendo cerveja de graça se Lula fosse preso, e uma semana de graça se fosse executado na prisão."
Luis Nassif


de choque em choque de realidade, que se vayan todas as máscaras. e que não reste nenhuma! enfim, o horror, o horror de um brutal mergulho no deserto do real. o presente se tornou um angustiante beco sem saída. e o futuro já não tem futuro.


caem todas as máscaras apenas para desmascarar rostos sem face. se tudo é farsa, as tragédias não cessam de se repetirem. um teatro sinistro no qual os principais personagens vagam pateticamente, sem haver qualquer autor. a máscara de cada um de nós também precisa se ir.
.

passo 6: numa espera infinita


quando eu era bem jovem, todos éramos muito envolvidos com a luta pela redemocratização, com o PT e a CUT.

diante de tanto entusiasmo, um chefe de equipe (ainda não se chamavam "gerentes") do meu local de trabalho me chamou prá conversar. naquela época, uma diferença de 15 anos fazia o interlocutor nos parecer um "velho senhor".

ele me contou ter em 01/04/1964 atendido à convocação para a resistência popular ao golpe. bem cedinho pela manhã foi para a Pça. Mauá, centro do Rio de Janeiro. em frente à Rádio Nacional, já havia uma multidão. a orientação era para aguardarem as armas, pois já estavam chegando.

então ele aproximou seu rosto, para com os olhos umedecidos e a voz embargada me dizer: "As armas nunca chegaram..."

nunca me esqueci. jamais esquecerei.
.

passo 7: de derrota em derrota, finalmente seremos derrotados para sempre

do meu ponto de vista, a prisão de Lula é uma das mais duras derrotas política que já tivemos no Brasil, pelo menos no decorrer de minha vida.

poderia citar outras: o segundo turno das eleições de 1989, todos os acordos políticos em torno do impeachment de Collor, o Plano Real e a vitória de FHC em 1994.

sem falar a reeleição de FHC em 1998, asfixiando ainda mais nossas vidas, inclusive a minha em particular.

não é uma derrota apenas para a Esquerda. é uma derrota de vida. principalmente para uma geração se tornando tecnicamente idosa.

é o tipo do acontecimento político que deveria levar a cada um de nós passar a limpo sua vida, fazendo um implacável acerto de contas consigo mesmo.

ao invés disto, vejo mais uma vez uma grande parte das pessoas mergulhadas em óbvias auto-ilusões, numa profunda negação da realidade, num clima até de certo furor, como se houvesse sido alguma vitória. trata-se da euforia que indica a entrada num estado de depressão.

quando após o meio-dia de sexta (06/04), ficou claro que Lula não se entregaria conforme o determinado, cheguei a pensar em ir para São Bernardo.

mas sabendo como toca a banda, a voz da prudência me aconselhou a esperar o alvorecer do dia seguinte, quando ficariam mais claras as reais pretensões de Lula em resistir.

de madrugada, tanto as notícias quanto o pio do gavião me desvelaram um cenário de que Lula se entregaria após a missa, no decorrer da tarde de sábado.

óbvio que eu jamais esperava uma resistência heróica do tipo "até a última gota de sangue". mas quando se decide resistir, é preciso esgotar as possibilidades e recursos antes de recuar. esta é uma decisão difícil cujos riscos e responsabilidades são enormes. não apenas para você como para todos que compartilham da mesma luta.

aliás, Lula até começou muito bem a abordar este tema, quando em seu discurso - que para mim ficou entre o testamento e o obituário - reportou-se as greves de 1979 e 1980. mas logo enveredou pela tangente e não deu prosseguimento, o que foi lamentável pois o caminho era mesmo usar como exemplo estas duas greves, situando tanto a necessidade de resistência quanto seus limites.

as consequências desta derrota serão gigantescas e de difícil superação.
.

Nenhum comentário: