06 abril 2018

Brasil em Transe: passo a passo para além da farsa e da tragédia

06/04/2018

passo 7: karma instantâneo

mais uma vez a crise abre a possibilidade de no intenso momento do agora nascer o futuro. dentre todas as suas bifurcações, qual futuro se materializa?

Lula será enfim conduzido coercitivamente para Curitiba? ou se foi Moro quem violou seguidamente as leis, é ele quem deverá ir para a prisão?

o karma instantâneo faz com que tudo retorne para um imediato acerto de contas histórico. um loop temporal fazendo o futuro acontecer através da função performativa da linguagem”.

a linguagem, longe de servir para descrever o mundo, ajuda-nos sobretudo a construir um. não há movimento revolucionário sem uma linguagem capaz de exprimir, simultaneamente, a condição que nos é apresentada e nossa ação para superá-la.

a linguagem está no âmago da questão política. qual a linguagem desta luta contra o golpe? quais os signos que brotam desta ação?

este é o thriller semiótico-linguístico no qual vivemos e ao mesmo tempo somos os autores. a mais dramática meta-história jamais escrita na História do Brasil.

a hora é agora.

“e começou a decifrar o instante que estava vivendo, decifrando-o à medida que o vivia, profetizando-se a si mesmo no ato de decifrar a última página dos pergaminhos, como se estivesse vendo a si mesmo num espelho falado.”
“Cem Anos de Solidão” – Gabriel Garcia Marquez
.

passo 6: a embaixada do trabalhador brasileiro

em 15/02/2018: Lula precisa ser escoltado por uma força-tarefa para um asilo político numa Embaixada de um dos países dos (B)RIC(S), permanecendo no Brasil, mas à salvo de uma caçada implacável que o coloca inclusive sob risco de vida. o impacto político e diplomático deste fato vai ser um importante vetor para contra-balançar a correlação de forças.

a embaixada escolhida por Lula foi a sede do Sindicato dos Metalúrgicos em S. Bernardo, um dos berços do movimento sindical de base que deu origem ao PT e a CUT. território de onde se ergueu a luta pela redemocratização, pelo fim da Ditadura iniciada com o Golpe de 1964 e agora baluarte da resistência ao Golpe de 2016 e ao avanço do fascismo no Brasil.

precisamos construir um futuro. e iremos construir este futuro naquele território com o qual temos laços. laços com a terra, laços com a água, laços uns com os outros. no território onde vivemos. na terra que amamos e onde sofremos. a ela defendemos e preservamos, pois sem ela não poderíamos estar vivos. nela seremos enterrados, nela nossas cinzas serão espalhadas ao vento. e por ela nosso espírito passeará nostálgico.
.

passo 5: os militares e o serviço de inteligência como peças decisivas no xadrez da soberania nacional

militares existem para travar guerras. só existe uma única guerra a ser travada: a luta pela independência do Brasil!

nenhuma guerra de libertação pode ser vitoriosa sem o suporte de um serviço de inteligência.

o que é preciso para se ter um serviço de inteligência como suporte para uma guerra de libertação?

modernos recursos sofisticados de TI? uma velha e boa rede de informantes? ou tão somente inteligência?

mas o que é esta "inteligência"? limita-se a capacidade de análise e prospecção? ou há outros modelos de cognição?

em 15/04/2016esta crise se tornou maior do que tudo e do que todos. é a crise de todos nós.

enganam-se todos os que supõe que o setor militar sairá incólume desta crise. ninguém será poupado. não haverá misericórdia. não restará pedra sobre pedra.

em 12/03/2016: estamos todos nós no tempo histórico suspenso entre o dia que nunca vai acabar e o dia que nunca aconteceu. seja como for, nada será como antes amanhã.

passo 4: argonautas

a resistência de Lula em S. Bernardo gera um momento político inédito na moderna história do Brasil: nem o suicídio de Getúlio, nem a fuga para o exílio de Jango, nem a aceitação passiva de um impeachment inconstitucional de Dilma Roussef.

a História, esta velha toupeira, capturou Lula numa de suas ardilosas ironias. para quem sempre se resignou a transitar no estreito limite de um jogo institucional de conhecidas limitações, chegou o impensável momento de aventurar-se na desconhecida cartografia da ruptura.

quem quer passar além do Bojador, tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu. salve os encantados. que nos protejam e nos iluminem nesta perigosa travessia.
.

passo 3: transmutador histórico (em 17/05/2016)

numa crise estrutural, quando o sistema entra em colapso, tudo se torna instável e volátil. então, pequenas ações podem gerar enormes mudanças.


na linearidade do tempo pendular e mecânico, a tirania do relógio capitalista, irrompe um tempo qualitativo e catalisador no presente de todos os momentos de revoltas no passado.

um tempo prenhe das possibilidades de um futuro indeterminado. o livre arbítrio se impõe ao determinismo.

os homens já não mais fazem História sob circunstâncias determinadas. há escolhas a serem feitas num “tempo do agora”. um tempo liberto do legado transmitido pelo passado.

um tempo no qual os vivos se encontram momentaneamente não mais sujeitos ao pesadelo da opressão das gerações mortas. um tempo no qual atos individuais se potencializam e ganham efeito social.

o tigre dá o seu salto sob um Sol imóvel no meio de seu curso.
.

passo 2: notas sobre uma conjuntura em transe

"Foram péssimas indicações para o Supremo. Pessoas que não eram conhecidas foram indicadas, não tinham formação, não tinham pedigree."

- entregando-se ou resistindo, a decisão de Lula faz com que se ultrapasse uma linha de não retorno;

- Lula pode fazer como Jango em 1964, que em nome do "não derramamento de sangue" iniciou um período de 21 anos de veias abertas no Brasil, sob as torturas e execuções de uma Ditadura Civil-Militar;

- Lula pode resistir nos ombros do povo, como na greve dos metalúrgicos em 1979, ato de nascimento da maior liderança popular que o Brasil até hoje já conheceu;

- alguns argumentam que a resistência de Lula abriria a porteira para um novo golpe militar. pode ser... então, viria mais uma estação de anos de chumbo. certamente! mas o que os militares podem fazer para superar a crise? após 1964 foi possível estabilizar o golpe através de um vigoroso crescimento econômico: o milagre brasileiro. hoje as condições para qualquer arremedo de milagre são inexistentes. a solução militar só irá agravar ainda mais a crise. o único milagre que pode acontecer, seja com os militares ou com Lula, virá da aplicação das "medidas populares": fazer o grande capital pagar o pato da uma crise por ele desencadeada para seu benefício.
.

passo 1: em 03/03/2016 (véspera da "condução coercitiva" de Lula)

enquanto isto...

as diversas camadas da crise começaram a se interpenetrar: financeira, econômica, política, social, institucional, climática... crise civilizatória. tudo e todos serão revirados pelo avesso do avesso do avesso. a tempestade que denominávamos “progresso” nos engolfa e de alhures sopra um vento se emaranhando nas asas do anjo da História, que já não podem mais ser fechadas. nenhuma análise sob o paradigma tradicional dará conta do que vem. a intrusão de Gaia com o levante dos seres da Terra cruzou o ponto de não retorno. o tigre deu seu salto para o passado.

p.s.: a sensação de tontura não é labirintite! é sintoma de mudança climática.
.

Nenhum comentário: