06 fevereiro 2020

Duplo Expresso: o fim... e o começo



qual o motivo do "Duplo Expresso" ter tanto alcance em tão pouco tempo: simplesmente porque atende a uma demanda concreta!

mesmo depois de quatro longos e torturantes anos, ainda não existem, em quantidade e qualidade suficiente, canais para de fato expressar a gigantesca ânsia de luta contra o Golpe de 2016.

na escuridão do que parece ser um abismo sem fundo, procuramos algo para nos agarrarmos. mas do colapso institucional e da rendição da Ex-querda, nada restou em que se apoiar, a não ser uns nos outros. é nesta solidariedade radical que devemos firmemente nos agarrar.

é nós por nós.

16/08/2016: uma arquitetura do caos projetada para arrastar o Brasil ao epicentro de uma guerra híbrida mundial cujo propósito é implantar uma nova razão no mundo: toda nossa existência, até mesmo a subjetividade, sob a lógica do mercado e do modelo empresarial.

frente ao inverno de nossas almas, a Esquerda, quase toda ela, fracassa como um monstruoso contingente de zumbis conduzidos por mortos-vivos.

uma Ex-querda moralista e incapaz de propor uma ética para se contrapor ao projeto do ultraliberalismo.

a ética não se confunde com os “bons costumes”, conforme aceitos num determinado grupo social numa determinada época.

a ética é um projeto de vida. um modo de viver, de se relacionar consigo mesmo, com a comunidade e com a vida ela própria. por isto, a ética e a política são absolutamente inseparáveis.

como o Capitalismo adotou a gestão da crise como técnica de governo, não há nenhuma “crise” da qual precisamos sair, há uma guerra que precisamos ganhar, mesmo que sejamos derrotados em muitas batalhas.

e esta é uma guerra pela nossa sobrevivência. ou lutamos, ou seremos exterminados. ou se devora ou se é devorado.

nesta guerra, nossa principal arma é uma ética. uma ética do comum. a construção desta ética começa com uma simples questão que juntos devemos responder: qual o tipo de vida que desejamos viver?

e quantas vezes nos fizemos esta pergunta? e quantas vezes nos esquivamos de fazê-la?

como estar de bem com a vida? o que é o Bem-Viver?

estejamos certos: nossas vidas são como espirais. a cada vez que algo fica por resolver, o ciclo da espiral nos faz retornar ao mesmo lugar. e assim também ocorre com nossas vidas coletivas, na sociedade e na política.


28/10/2017: uma espiral cuja fase inicial é de agregação, em seu movimento se expande para acumular forças até desembocar numa depuração, a partir da qual pode haver um salto qualitativo para um patamar superior. ou o processo entra em refluxo e decai.

agora, o Duplo Expresso, todos os Expressonautas, em especial Romulus Maya, se defrontam com mais um desafio de crescimento.

não haverá autêntico processo de transformação externa que não desencadeie também uma transformação interna. e vice-versa.

não haverá processo político que não seja também processo terapêutico. não haverá processo terapêutico que não seja também processo político.

por isto, não existe militância política separada do próprio modo de se viver.


chegou a hora de renascer.

o Duplo Expresso chegou ao fim? vida longa e próspera a Romulus Maya, ao Duplo Expresso e a todos os Expressonautas.
.

Nenhum comentário: