04 dezembro 2017

A Guerra da água: Caxambu e Cambuquira (3)

04/12/2017


a população que habita a Floresta Amazônica é conhecida como Os Povos da Floresta. a floresta é seu habitat, sua fonte não apenas de sobrevivência como também de cultura. sem a floresta aquele povo perde sua identidade.

nós que vivemos na Serra da Mantiqueira, onde as pedras vertem água mineral com poder curativo, somos nós Os Povos da Água. é a água o elemento que nos une como Povo. portanto, nada mais justo e necessário nos tornarmos, cada um de nós, pessoas, entidades ou instituições, Os Guardiões das Águas.

em razão deste sentido e de acordo com este fundamento, Os Guardiões das Águas é um movimento aberto para integrar e organizar todos os que lutam pelas águas na região do Sul de Minas Gerais.

enfrentamos agora nesta crucial luta um momento. desde o início de 2017, o Governador Fernando Pimentel (PT) tenta privatizar o envasamento das águas minerais de Caxambu e Cambuquira, apesar da forte oposição das comunidades locais e mesmo da recomendação do Ministério Público.

decidido a conceder um generoso presente de Natal aos interesses privados, o Governador Fernando Pimentel (PT) fez publicar mais um Edital, através da CODEMIG, marcando um novo leilão para 20/12/2017.

no caso de Caxambu, a gestão do Parque das Águas já foi unilateralmente retomada pela CODEMIG, muito embora estivesse sob concessão ao município desde 1989, num total desrespeito com a população da cidade.

nas duas últimas Audiências Públicas realizadas, em Caxambu e Belo Horizonte, a CODEMIG sequer enviou representante, ignorando por completo qualquer compromisso com um processo decisório democrático.

trata-se de algo que nem os governos anteriores do PSDB, com Aécio e Anastasia, ousaram fazer.

considerando-se o caso de S. Lourenço, onde a super exploração predatória levada a cabo pela Nestlé já provocou danos irreversíveis, bem como as inúmeras fragilidades do atual Edital, ficam patentes os graves riscos representados por mais um ataque desferido pelo Governador Fernando Pimentel (PT) contra as Águas e Parques de Caxambu e Cambuquira.

a preciosidade única que são as Águas e Parques de Caxambu e Cambuquira está sob ameaça de ser perdida. e perdida não apenas por nós, como principalmente pelas gerações futuras, que sequer chegarão a conhecê-la tal qual como hoje a vivenciamos.

medida cautelar para suspender o atual Edital foi protocolada pela ONG Nova Cambuquira, em 04/12/2017, e uma nova Audiência Pública em Caxambu está marcada para 12/12/2017.

as duas cidades estão unidas na luta, com diversas atividades e mobilizações já realizadas nos últimos meses.

o movimento Os Guardiões das Águas propõe que seja adotado um modelo de Gestão Social, não apenas no caso de Caxambu e de Cambuquira, como para Águas e Parques de todo o circuito do Sul de Minas.

para implementar esta Gestão Social deve-se formar um Conselho Gestor intermunicipal para as Águas e Parques. um Conselho com poder deliberativo para traçar a estratégia de longo prazo e acompanhar sua execução.

na composição deste Conselho Gestor devem estar: CODEMIG, Prefeituras, Câmaras Municipais e entidades da sociedade civil organizada. garantindo assim a participação de um amplo e representativo leque de setores sociais.

devemos nos inspirar no modelo da Noruega.

a Noruega se tornou um país próspero e com baixa desigualdade social justamente pelo modelo que adotou para a exploração da cadeia de gás e petróleo, do qual é grande produtora. a espinha dorsal responsável pela gestão e planejamento é estatal. nela se integram várias empresas privadas atuando como fornecedoras.

além disto, como é um recurso natural não renovável, parte dos lucros obtidos são depositados num Fundo Soberano, para também as futuras gerações serem beneficiadas.

a partir deste modelo de Gestão Social, as Águas e Parques passam a ser os grandes geradores de qualidade de vida, capazes de proporcionar saúde, trabalho, renda, cultura e todo tipo de prosperidade para o conjunto da comunidade.

só assim Águas e Parques serão um coração pulsando, enviando vida para todas as cidades e para todos que nelas vivem.

"A Terra é a mãe de tudo que é vivo. A água é o sangue da mãe Terra. É através deste sangue que vivemos."

NÃO à privatização da água!
por uma Gestão Social das Águas e Parques do circuito do Sul de Minas!
somente a luta muda a vida! unidos somos muito mais fortes!

assine a petição:


artigos anteriores:


vídeo: Os Guardiões das Águas: Vivenciar o Parque 11-12/09/2017


vídeo: Os Guardiões das Águas - Depoimentos


vídeo: A Guerra da Água: Audiência Pública BH - 13/06/2017


vídeo: Os Guardiões das Águas: APAE 22/09/2017


vídeo: NÃO à privatização da água


vídeo: Participação na Audiência Pública - Câmara Municipal de Caxambu (MG)

.

Nenhum comentário: