03 março 2006

Prefácio


O texto "Um outro Édipo” chegou a mim através da Internet, escrito por um amigo virtual. arkx .
Sendo uma pessoa com um processo de criação em sua forma e conteúdo peculiar, fã de Fernando Pessoa ( não seria eu a desdize-lo pois é também paixão minha mesmo antes de ter dirigido “O Marinheiro” em 1999) quando leu a cena da Esfinge do texto “À Grega” de Berkoff, a qual lhe enviei como resposta a um e-mail seu, escreveu e enviou a mim um texto que chamou minha atenção.
Tanto no conteúdo transcendente como na forma de faze-lo ou seja criando o texto durante seu cotidiano. Interessante também é que o restante do texto foi escrito na integra numa viagem que ele fez à Grécia. Um texto escrito mesclando : a viagem, o cotidiano e passando pelos locais onde a tragédia Édipo ocorreu. As citações apropriadas que ele inclui no texto como Heinner Müller e outros torna o texto de uma grande atualidade.

Precisamos de dramaturgia brasileira. Escrita por brasileiros. Muito.
arkx é uma pessoa que pode e deve desenvolver uma dramaturgia interessante .
Eu gostaria muito que fosse assim.
Nesse momento porém o que importa é que chegue a mão de vocês "Um outro Édipo" Chance e escolha . é o que fazemos o tempo todo mesmo que não tenhamos consciência disso. Eu escolhi editá-lo, por sua forma de ver a tragédia . Meu amigo arkx tem sua forma particular e sagaz de ver nosso mundo. Constrói um texto baseado nas tragédias de Sófocles, mas ao final as desconstrói por completo.
Dando uma solução transcendente para humanidade. Uma proposta de paz. De luz. Uma proposta que o mundo inteiro deveria ouvir!
E isso atraiu minha a atenção e me leva nesse momento a editá-lo. Oferecer as pessoas uma oportunidade de lê-lo e ou fazer uma montagem se assim desejarem! Boa viagem a quem quiser e tiver a chance e escolher ler “Um Outro Édipo”


Sandra Zugman

Nenhum comentário: