19 março 2018

Brasil em Transe: o despertar dos mágicos

19/03/2018


via WhatsApp:

Estamos vivendo um caos, tempos absurdos. desde Junho de 2013 o sistema político está em decomposição, em ruínas. O que diriam cinco ou seis anos atrás de uma eleição com Bolsonaro e Luciano Huck? Apenas uma piada de mau-gosto...

Eu sinto dentro do meu peito assim uma coisa muito forte. Ela foi executada de uma forma escancarada. Aí fica esta urgência: temos que fazer alguma coisa.

Ao mesmo tempo em que bate uma necessidade de ir prá ruas, parece que tudo tem um quê de farsa. Apesar do apelo de estar envolvidx politicamente com a época em que estou existindo, são tantas narrações que não é possível identificar no que acreditar e o que devo fazer.

Porque cada acontecimento está atrelado em questões históricas e políticas que são muito mais complexas do que as aulas de História que eu tive. São questões de uma consciência política que eu não tenho. Mas que estou tentando ter agora. E aí, é muito difícil eu entender o que eu faço agora.

Coloquem-se um pouquinho no meu lugar: O que é ser jovem num tempo em que o mundo está caindo aos pedaços exigindo uma recriação com urgência.

Como eu passo por isto? O que eu faço com isto? Com este monte de coisa que está vindo prá mim?

Mas quando eu fui hoje na manifestação, foi muito bonito. Meu corpo se arrepiou inteiro, meus olhos de encheram de lágrimas. Com a força que estava ali. Muitas mulheres chorando. Aquilo ali me afeta. E não posso ficar alheix a tudo isto. Como eu vou ser alheix à época que estou existindo?

O mundo me exige uma posição que eu não sei ainda como responder.

Como se o mundo me falasse: "Diz aí!" E eu fico tipo: "Dizer o quê? Sobre o quê? O que a gente está falando? Que conversa é esta?" Sabem... É assim que me sinto.

E eu preciso conversar. Mas muitas pessoas mais velhas são alheias ou ingênuas. E outras mais experientes politicamente têm opiniões formadas demais. E estou precisando de alguém que esteja disposto não a me vender uma opinião, e sim contribuir para eu construir minha própria opinião.

Vocês tem alguma coisa prá me falar. Eu queria conversar isto com vocês.

áudio de jovem participante da manifestação em solidariedade a Marielle
Rio de Janeiro - 15/03/2018
.

Nenhum comentário: