18 julho 2007

a origem da tragédia

  • "A informação que temos é que o avião pousou, e não caiu".
  • Vice-presidente de planejamento da TAM,
    declaração às 19:30h.
    O
    acidente ocorreu às 18:50h.


    a maior tragédia ainda não aconteceu.

    temos sido um país de tragédias discretas e desgraças silenciosas.

    aceitamos como inevitável a crônica tragédia dos juros e do câmbio, responsável por uma transferência de riqueza ainda mais brutal que a tragédia da inflação.

    tornou-se natural a tragédia continuada da concentração de renda, fazendo com que 0,7% da população possua fortuna estimada em cerca de metade do PIB, numa trágica herança dos tempos da escravidão.

    acompanhamos com enfado e deboche a tragédia da representação política, como se fosse cômico...

    uma das tragédias mais recentes é a obstinação na defesa irracional do governo Lula, que além de ter arrastado a esquerda brasileira para a pior crise de sua história, mergulha o país inteiro num buraco negro de cinismo, hipocrisia e total falta de perspectivas.

    são nossas tragédias do dia a dia. por maior que sejam suas dimensões, são ainda pequenas tragédias.

    se algumas utopias são verdades prematuras, até mesmo a mais óbvia e ululante verdade parece inexplicável para quem insiste em enxergar a realidade unicamente a partir de suas próprias premissas.

    a maior tragédia é a de se negar a grande tragédia que se anuncia. uma tragédia que se antevê a partir do desdobramento lógico dos fatos em curso.

    as portas para o futuro estão se fechando. estamos nos colocando, nós brasileiros, num rumo de muitas tragédias, de muito sofrimento. individual e, principalmente, coletivo.

    estamos assistindo ao desmoronamento de um modelo. como toda queda, será explosiva. haverá chamas. não serão poucos os mortos e feridos.

    não vai acontecer de uma vez, se arrastará ao longo da agonizante travessia do segundo mandato de Lula.

    o Brasil está condenado à civilização. ou progredimos, ou desapareceremos.

    Nenhum comentário: