07 agosto 2016

por que lutamos?

07/08/2016



raiva, impotência, frustração, desespero. melancolia e depressão. a esmagadora luz negra da derrota do golpe do impeachment nos atinge a todos.

mas tudo se resumirá apenas a um dramalhão barato, uma novela das 8 sem final feliz, se nos deixarmos sucumbir tão rápida e facilmente.

fomos pegos numa armadilha. como o anjo da História, ao mantermos o rosto voltado para o passado, enquanto impelidos para um futuro ao qual viramos as costas, tudo o que estarrecidos somos capazes de ver são ruínas se amontoando em direção ao céu.

contudo, a derrota é o fogo alto que forja o aço de nossas vitórias. a grande derrota é purificadora porque nos liberta dos paralisantes laços que relutávamos em abandonar.

o arcabouço institucional do país expirou sua validade em Junho de 2013. isto significa que a moldura institucional do país já não cabe mais no organismo social brasileiro. desde então a representação política entrou em colapso. e agora, diante de todos, o sistema de poder está ruindo. qualquer sobrevida deste modelo em escombros será um rearranjo de curta existência.

na dinâmica da resistência ao golpe repete-se o segundo turno das eleições de 2014. os principais responsáveis pela eleição de Dilma não foram sua campanha oficial e seus marqueteiros milionários, guiados por detalhadas pesquisas qualitativas. foi o povo sem medo! os aguerridos eleitores que através de suas inúmeras pequenas batalhas cotidianas conquistaram a memorável vitória da candidatura que apoiaram.

o think tank golpista jamais supôs tanta energia e vitalidade. em suas análises e formulações esqueceram a capacidade criativa do Povo Brasileiro. mas Junho de 2013 ainda pulsa. é Junho de 2013 que retornou, arrastando multidões às ruas, sem liderança e sem partido, para resistir ao golpeachment.

já aprendemos que não precisamos de nenhuma convocação de alguma vanguarda dirigente para ocuparmos os espaços públicos em manifestações contra o golpe.

já se entranhou no cotidiano e tornou-se hegemônica a narrativa histórica sobre o caráter golpista do impeachment: um golpe da plutocracia contra os pobres.

já ganhamos a medalha de ouro no revezamento de apagamento da tocha olímpica e no mais breve discurso de abertura de Olimpíadas. e estamos muito perto do pódio na categoria criatividade nos protestos em eventos esportivos.

o golpe foi desmascarado, os golpistas estão expostos.

não renegaremos nenhum sentimento de raiva, impotência, frustração, desespero, melancolia ou depressão. mas não nos submeteremos a eles. sairemos juntos às ruas e juntos ocuparemos os espaços públicos. juntos celebraremos a luta e a resistência como nossa forma de epifania.

e juntos nos encontraremos como jovens e velhos cantando e gritando juntos. amigos se abraçando e casais se beijando. desconhecidos marchando como antigos companheiros. punhos cerrados balançando no ar. pessoas orgulhosas de si mesmas erguendo suas bandeiras ao céu. juntos choraremos lágrimas de revolta e de insubmissão.

juntos então compreenderemos que ninguém muda o mundo, ninguém muda ninguém, ninguém sequer muda a si mesmo. mas as pessoas se transformam entre si através das experiências de vida que são capazes de gerar e compartilhar intensamente. e isto transforma o mundo.

por isto devemos amar. amar as pessoas, amar a nós mesmos, amar o mundo, amar a vida. (link)

por que lutamos? lutamos porque é assim que experimentamos a felicidade.
.

Nenhum comentário: