01 julho 2018

Brasil em Transe: morrer jovem (parte 2)

01/07/2018


"Nós temos que lembrar as palavras do companheiro Lula na greve dos metalúrgicos do ABC, quais sejam: Mais valem as lágrimas de uma derrota, do que a vergonha de não ter participado da luta!"

a histórica greve dos bancários no Rio de Janeiro, em 1979, em imagens registradas em Super-8.

o setor das classes dominantes principal favorecido com a Ditadura Civil-Militar é a burguesia financeira. os bancários tiveram seus salários achatados e recebiam então um dos mais baixos pisos salariais do país. ainda por cima, estavam enquadrados no Decreto-Lei 1.632, de 1978, que os proibia de fazer greve.

no segundo dia, a greve foi suspensa pela intervenção no Sindicato, prisões e perseguição de ativistas. apesar de derrotada, lançou bases para um forte e continuado movimento da categoria bancária, num período de intensa ascensão das lutas dos trabalhadores em todo o Brasil.

caso então um extravagante e diabólico anjo se materializasse para revelar que quase 40 anos depois estaríamos nesta deplorável situação atual no Brasil, a resposta viria no ato: "É preferível morrer jovem!".

"Na minha opinião nossa greve faz com que gente compreenda nossa capacidade de lutar pelas coisas que nós desejamos. Nossa greve, acima de todas as dificuldades que enfrentamos, valeu! Valeu porque mostrou prá gente que a gente pode estar unido, e unido ir à luta. Enfrentando juntos a barra pesada e tendo grande chance de conseguir vitórias. Mostrou mais ainda. Mostrou que na nossa luta, na luta de quem trabalha para acabar com a exploração de nosso trabalho, a gente só pode contar com a gente mesmo. A gente só pode confiar na nossa própria força. Só dá prá levar fé na nossa própria capacidade de nos organizarmos em nossos locais de trabalho. Dentro dos bancos, nas agências, nas seções. Não tem sindicato, não tem Diretoria de Sindicato, não tem parlamentar. Só tem a gente e a nossa própria força. A nossa necessidade de lutar e o nosso desejo de vencer."

vídeo: Super 8: Companheiro Bancário - 1979 (DIGITAL)

.

Nenhum comentário: