04 abril 2006

Hamlet insurrecto

Ato 5
Insurrecto

“O Brasil mudou muito ao longo de seus 500 anos. E a grande alteração foi a formação do povo brasileiro. Na origem, éramos contingentes de desenraizados: índios destribalizados, negros desafricanizados, brancos deseuropeizados. E o processo histórico brasileiro constituiu um povo novo, com uma clara identidade nacional, que fala a mesma língua, que desenvolveu uma cultura de síntese, que tem características muito positivas. Ele nasceu na modernidade e olha para o futuro.


Formar o povo brasileiro foi nosso maior êxito, mas temos um imenso fracasso: esse povo nunca comandou sua nação. Durante nossa história convivemos com essa contradição. Só que não está sendo mais possível, porque o povo já é forte e grande demais. Agora, o passo histórico é assumir o controle da sua nação, para refundá-la.

O Brasil foi fundado há 500 anos como uma empresa comercial controlada e voltada para fora. O Brasil tem de ser refundado como uma nação para si. Quem pode fazer isso é o povo e só agora ele tem condições para isso.

Então, a crise atual é muito mais profunda e dramática do que as outras, porque ela exige uma solução radical que nunca tivemos. Por isso ela é tão demorada, prolongada e mais difícil.” [1]


Hamlet : Deus e o homem estão mortos.
Hamlet está morto.
Os reis estão mortos.
“Eu não sou mais um ator.”
[2]
Eu me tornei o Espectro.
Estou morto. Apesar disto nunca estive tão vivo quanto agora.
Sou o fantasma que assombra esta peça. Inútil tentar conjurar-me. Tremam ao ouvir o meu nome.
[3]
À cegueira da vingança, eu respondo com implacável justiça.
Desmascaro os reis assassinos.
Abdico ao trono.
Renego a coroa.
Abro os portões do castelo.
Que enfim os Dinamarqueses invadam a cena para varrer a podridão do reino da Dinamarca.
Agora, todo este reino será deles.
Já não tenho dúvidas, mas todas as questões continuam em aberto.

Hamlet : Hoje eu venho para o alto deste palco. E meu único motivo é descobrir o que se pode ver daqui de cima.
[4]
Garantiram não haver alternativa. [5]
Afirmaram se tratar de uma era de prosperidade sem igual na história do Homem, um novo renascimento. [6]
Em vez disto, à minha frente contemplo as ruínas da nação.
Uma paisagem desolada pela exclusão e da usurpação.
Fantasmas vagam pela escuridão do caos enquanto reis festejam seus torpes crimes.
“O sonho desmoronou.”
[7]
A esperança não se cumpriu. [8]

Hamlet : Hoje eu me volto para dentro de mim mesmo. E meu único motivo é ver o que posso descobrir neste mergulho interior.
“Eu sou meu filho, meu pai, minha mãe, e eu mesmo. Eu represento o ator ! Estou sempre morto. Mas um vivo morto, um morto vivo. Sou um morto sempre vivo. A tragédia em cena já não me basta. Quero transportá-la para minha vida. Eu represento totalmente a minha vida. Onde as pessoas procuram criar obras de arte, eu pretendo mostrar o meu espírito. Não concebo uma obra de arte dissociada da vida.”
[9]
Eu não represento mais ninguém.
Eu não represento mais nada.
A representação está morta.
“Para mim é tão odioso seguir quanto guiar.”
[10]

Hamlet : “Após o fim de tudo, fantasmas rondam o país.
Anfitriões da utopia, anunciam nada mais a se perder.
Senão as correntes que aprisionam um mundo a ganhar.
Isso é o que nós somos: o fim e o começo.
Dos escombros do velho novamente se ergue o clamor por mudança.
O que fazer ?
Tudo é incerto.
Nada é inteiro.
Isso é o que nós somos : nevoeiro.
A hora é agora !
Aqui nasce o futuro !”
[11]

Hamlet : O mundo está fora dos eixos.
[12]
Onde estarão aqueles nascidos para colocá-lo em ordem ?
Por que não sobem ao palco aqueles nascidos para colocar ordem no mundo ?

(Hamlet aponta para a platéia)

Hamlet : “Ser ou não ser... Eis a questão.
Adue, adue. Lembrem-se de mim.
Não se esqueçam. Não se esqueçam.”
[13]





[1] César Benjamin, 07/01/2006
[2] “HamletMaschine”, Heiner Müller
[3] “Manifesto do Partido Comunista”, Karl Marx e Friedrich Engels
[4] “A subida ao Monte Ventoux”, Petrarca - 26/04/1336
[5] TINA (There Is No Alternative), Margaret Thatcher, 1979
[6] Fernando Henrique Cardoso, 20/02/2002
[7] Francisco Whitaker, 02/01/2006
[8] “HamletMaschine”, Heiner Müller
[9] Antonin Artaud
[10] “A Gaia Ciência”, Nietzsche
[11] “Isso é o que nós somos, companheiro”, arkx
[12] “Hamlet”, Shakespeare
[13] “Hamlet”, Shakespeare

Nenhum comentário: