21 dezembro 2007

suicídio

quando a razão se extingue, a loucura é o caminho? [1]

quantas vidas valem a vida de um rio e de seu povo?

o bispo de Barra quer morrer? é obvio que o que ele quer mesmo é morrer... [2]

então, faça o favor de morrer logo. prometem enviar flores. [3]

por que incomoda tanto a atitude do bispo?

por que a atitude do bispo incomoda tanto o governo? por que incomoda tanto algumas pessoas?

o PT foi fundado sob a premissa de não apenas apoiar-se no movimento social como colocar-se a serviço dele.

hoje, o PT não apenas está completamente desvinculado de sua base social histórica, como se tornou um instrumento de neutralização e desmobilização do movimento social.

o bispo incomoda tanto por ser liderança de um dos poucos setores da sociedade que não se desestruturou inteiramente no governo Lula.

durante um ano, de 04/10/1992 a 04/10/1993 [4], o bispo "suicida" realizou uma caminhada ao longo do Rio São Francisco, da nascente a foz.

visitou todas as comunidades, realizou palestras nas escolas – desde o pré-primário até as universidades. debateu os objetivos da caminhada com os meios de comunicação, com os grupos organizados e associações de bairro, com as entidades, câmaras de vereadores e prefeituras .

o bispo incomoda tanto por não ser possível silenciá-lo, comprá-lo. para que desfrute da conveniente ida de Lula ao paraíso através do pacto sinistro firmado pelo governo entre os grandes investidores, agraciados com os juros do Copom, e os miseráveis, mantidos desmobilizados pelo Bolsa Família.

incomoda tanto por não aceitar ser refém do impasse suicida no qual a maior parte da Esquerda se aprisionou: “É um governo de merda, mas é o nosso governo de merda.” [5]

afinal, tem certas coisas, no que tange a favorecer os que dominam fingindo defender os explorados, que só Lula é capaz de fazer...

em algum momento, infelizmente mais tarde do que cedo, os setores progressistas da sociedade brasileira enfim se renderão a inexorável compreensão do mal causado pelo apoio que incondicionalmente empenharam ao governo Lula.

por vários e vários motivos, Lula tudo confunde e nada explica, com sua dubiedade e sua arrogância, suas meias-medidas e sua vã onipotência, o que faz com que um país inteiro se paralise, prisioneiro de uma encruzilhada e de uma esfinge, sem que possa dar uma resposta simples a tão incômoda pergunta:

- como pode um governo dos trabalhadores executar tão bem a política dos patrões?

quando finalmente a resposta óbvia que os progressistas tanto teimam em deixar oculta não mais se for capaz de evitar, o impasse brasileiro terá se aprofundado a tal ponto que já não mais será possível nenhuma saída pactuada.

nada pior do que negar a realidade. ainda mais em nome de avanços frágeis, promessas destinadas a frustração e absoluta falta de compromisso com princípios e ética na política.

assim como os indivíduos, países e sociedade são responsáveis por seu destino. em última instância, nos tornamos aquilo que escolhemos. e o momento da opção já passou para o Brasil...

talvez o bispo seja um "suicida"? pode ser... quando a razão se extingue, a loucura é caminho? não sei...

nada porém é mais certo que Lula empenhou sua palavra num acordo com o bispo, e não cumpriu!

o bispo incomoda tanto por se tratar de uma questão de princípios! de se fazer valer a palavra empenhada! de se honrar compromissos assumidos!

e nada pode ser mais incômodo para os fariseus que nem todos aceitem se tornar semelhantes a eles.



[1] D. Luiz Cappio
[2] Bernardo Kucinski, “O bispo de Barra quer morrer”, Carta Capital, 11/12/2007
[3] comentário de Arlete Santos, no Blog do Nassif, 07/12/2007
[4] 4 de outubro: dia de São Francisco
[5] Maria da Conceição Tavares, no Chile antes da derrubada de Allende, ciatada por Bernardo Kucinski, “O Natal da discórdia”, Carta Maior, 18/12/2007

Nenhum comentário: