04 outubro 2019

1979: A Greve na Construção Civil em Volta Redonda (RJ)

04/10/2019



1979: em plena Ditadura e com a cidade ainda como área de segurança nacional, os peões e o bispo dão o xeque-mate com a greve na construção civil em Volta Redonda (RJ).

então a CSN (Cia. Siderúrgica Nacional) passava por um estágio de expansão, somando-se 25 mil trabalhadores aos 20 mil metalúrgicos empregados pela empresa. segundo dados da época, esta era a maior concentração operária num mesmo local, numa mesma fábrica, existente no Brasil.

em 12/10/1979, estoura a Revolta dos Peões na Odebrecht. nos dias posteriores a greve se alastra para as outras empreiteiras, atingindo também todas as outras obras da cidade.

apesar da feroz repressão, com prisões e pancadarias, a greve foi bem sucedida, contanto com grande apoio da população e principalmente da igreja católica, tendo papel destacado o Bispo Waldyr Calheiros.

com a greve foi interrompida o fornecimento de alimentação pelas empresas. as Comunidades Eclesiais de Base se mobilizaram, convocando uma grande campanha de solidariedade para doação de alimentos e preparação de comida para os grevistas.

o saldo econômico da greve foi positivo, com as reivindicações atendidas. entretanto, logo depois vieram as demissões das principais lideranças, colocadas também em listas negras para dificultar sua recolocação.

mesmo assim, continuou a efervescência política na cidade com articulação dos diversos movimentos existentes, como a luta pela anistia e a campanha contra a carestia.

1979 foi o ano vermelho, marcado por diversos movimentos grevistas e revoltas populares. ao entrar na roda, os peões fizeram girar a roda da História e aceleraram o fim da Ditadura.

é neste bojo de lutas nacionais que se dá a criação do PT e da CUT.            

nas palavras de Ernesto Braga, liderança da greve de 1979 e depois Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil em Volta Redonda:

"Precisamos repensar nosso movimento sindical. Repensar nossa organização. Trabalhar de uma forma efetiva na formação política.
Nós tínhamos tanta formação política. E hoje a gente tem tanta carência de oferecer formação para os militantes e para a juventude."

vídeo: 1979: A Greve na Construção Civil em Volta Redonda - 40 anos

.

Nenhum comentário: