25 agosto 2018

Brasil em Transe: morrer jovem (parte 7)

25/08/2018


o último comício da campanha de Lula no Rio de Janeiro, no segundo turno das Eleições de 1989, a primeira por voto direto para presidente após 1960.

caso então um extravagante e diabólico anjo se materializasse para revelar que quase 40 anos depois estaríamos nesta deplorável situação atual no Brasil, a resposta viria no ato: "É preferível morrer jovem!".

"Nós vamos, doa a quem doer, suspender o pagamento da dívida externa.

Agora, todo e qualquer empresário que quiser investir na especulação, comprando ouro, comorando dólar, aplicando no over, não vai nem precisar fugir com o senhor Mário Amato, porque nós vamos facilitar o passaporte.

Temos como medida econômica renegociar a nossa dívida interna. Negociar para que a gente não tenha que ficar pagando 2% ao dia no over. Para que o Estado adquira condições de investimento no setor social.

Parar de construir estradas para favorecer a indústria automobilística. É investir no transporte de massa.

Por que é que neste instante da política nacional um operário torneiro mecânico causa tanto medo nos senhores de engenho, nos senhores dos bancos, nos senhores da indústria? Será que eles estão com medo do Lula? Será que eles tem medo do Lula individualmente?

O que eles tem medo, não é do Lula. O que eles medo é de vocês! É da massa politizada! É da massa consciente!

Mas também a gente não pode ficar na televisão dizendo: Olha, eu vou fazer o país crescer e vou distribuir renda. É preciso que a gente tenha coragem de dizer. Só existe uma forma de distribuir renda neste país. É tirar de quem tem para dar para quem não tem. É tirar dos ricos para dar pros pobres. Os empresários vão ter que perder para que a classe trabalhadora possa ganhar mais.

Nós temos que dizer isto para que as pessoas saibam que a gente não tá brincando de fazer política."
                               

vídeo: VHS: Lula - Último Comício 1989 - Rio de Janeiro

.

Nenhum comentário: