09 agosto 2018

Brasil em Transe: morrer jovem (parte 5)

09/08/2018


em 1981, a morte do artista quando jovem. registrados em Super-8, o velório e enterro de Glauber Rocha.

devemos nos conformar que nossos sonhos, um por um, todos se transformem em sombras? envelhecer calmamente, orgulhoso e impenitente...

ou é melhor precipitar-se na morte no apogeu de uma paixão?

qual é a cultura da Revolução? a incultura subversiva popular? ou a cultura subversiva dos intelectuais? a cultura é uma palavra de classe?

quem dirige o povo ignorante no caminho revolucionário? o pensamento dos intelectuais que produzem cultura revolucionária?

a revolução popular analfabeta deve seguir os líderes cultos?

"sei que amanhã quando eu morrer
os meus amigos vão dizer
que eu tinha um bom coração

alguns até hão de chorar
e querer me homenagear

mas depois que o tempo passar
sei que ninguém vai se lembrar
que eu fui embora

por isto é que eu penso assim
se alguém quiser fazer por mim
que faça agora"


vídeo: Super 8 - Quem quiser fazer que faça agora - 1981


.

Nenhum comentário: