12 agosto 2018

Brasil em Transe: morrer jovem (parte 6)

12/08/2018


a luta dos moradores da favela do Vidigal, na cidade do Rio de Janeiro, contra a remoção e por melhores condições de moradia e de vida. filmado em Super-8 em 1978.

"Não adianta está colado com advogado tal, não adianta estar com Deputado, não adianta tá com o pessoal de não sei da onde.          Não adianta nada! O importante aqui, é a gente! Se nós não fizer, eles de fora não vem fazer. Isso você pode ter certeza. Então não vamos esperar.

A doutora vai salvar. Não! Não vai salvar ninguém! Ela vai ajudar a gente. Agora, a partir do momento que ela estiver ajudando, nós também temos que fazer alguma coisa."

a organização pela base nos locais de moradia e trabalho abriu o rumo para a redemocratização e o nascimento do PT, sob o lema "a emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores".

caso então um extravagante e diabólico anjo se materializasse para revelar que 40 anos depois estaríamos nesta deplorável situação atual no Brasil, a resposta viria no ato: "É preferível morrer jovem!".


vídeo: Super 8: Niemeyer 314 - 1978


.

Nenhum comentário: