19 maio 2016

o Brasil & o Brasil (5)

19/05/2016


“Nenhum outro lugar funciona como as cidades – ele disse. – Não somos apenas nós que as mantemos separadas. São todos em Besźel e todos em Ul Qoma. A cada minuto, a cada dia. Nós somos apenas a última trincheira: são todos nas cidades que fazem a maior parte do trabalho.”
“A cidade & a cidade”, China Miéville

pela resistência ao golpe branco está sendo construída uma Democracia de alta intensidade. o Brasil & o Brasil estão em secessão. hiper conectados, participamos da fundação de um outro Brasil. uma fundação emanada do movimento social que se levanta contra o golpe. mas, simultaneamente, construindo como Nação a própria sociedade da qual esta fundação emana.

um mito fundador. chamamos por uma nação que ainda não conhecemos, sim, e uma nação que ainda não conhecemos acorrerá a nós. terra dos grilos alados, que fica além dos rios da Etiópia. uma nação de gente de pele bronzeada, cuja terra é sulcada de rios. há profecias que são mais do que profecias. só digo que quando assim suceder, perderá essa nossa História gloriosamente o nome, e que deixará de ser História do Futuro, porque o será do presente.

a história do futuro somos nós a escrevendo agora, no presente incerto e tomado pelo nevoeiro. mas algo se insinua através da névoa... não! não é ninguém montando um cavalo branco! espera! é uma multidão! seriam eles? os brasileiros? chegou o momento de revelar um segredo: já vivemos uma vez. e naquela vida fomos chamados de Brasileiros.

ainda mais uma vez o Povo sem Medo nas ruas faz com que o movimento da História flua no sentido da construção de sua Nação. e mais uma vez é urdida a modernização conservadora, a transição tutelada, a conciliação de gabinete,  o rearranjo que tudo muda para que nada fique diferente,  sem que jamais se inclua no "pacto democrático" as classes trabalhadoras, o que nos mantém aprisionados entre dois mundos: um definitivamente morto e outro que luta por vir à luz.

.

Nenhum comentário: