10 janeiro 2008

branco de alma negra

como se tornar negro? o que é ser negro?

de qual fonte brota a límpida e pura negritude?

qual certificação pode comprovar a autenticidade de um negro puro sangue?

se de minha bisavó mulata herdei a ramificação genealógica que traz à flor da pele raízes africanas, isto me faz um pouco negro?

um pouco, ao menos?

mas... e minha avó italiana? e minha tataravó índia?

estou confuso. ou cafuzo?

terá sido a miscigenação de meus antepassados uma falácia? [1]

ou o leite branco sugado das tetas pretas de minha mãe de leite foi capaz de escorrer por meu sangue, através de minha carne, para penetrar em minha alma e escurecê-la, tingindo-a indelevelmente de negro?

como é possível, com tanta certeza, alguém se declarar negro?

a cor da pele? os traços fisionômicos? os cabelos e o nariz? o luminoso sorriso dos mais brancos dentes? a incomparável explosão das fibras musculares? o gingado dos quadris? a genética?

o biólogo James Watson, que em 1962 ganhou o Prêmio Nobel por ser um dos descobridores da estrutura do DNA, deu recentemente uma polêmica declaração, afirmando ser cientificamente comprovada a inferioridade da inteligência dos negros africanos. [2]

apesar de ser um típico espécime WASP [3], a análise do genoma de Watson revelou 16% de genes herdados de um antepassado africano, enquanto a maioria dos europeus brancos não tem mais de 1%. Watson possui um genoma compatível com quem tem um bisavô africano. [4]

quanta capoeira e candomblé? quanta feijoada e samba no pé? quanto vatapá, acarajé e munguzá?

quanto preconceito, racismo, discriminação? quanta escravidão é preciso para se ter um negro?

confesso. o segredo: somos brasileiros!

e ninguém pode dizer se somos brancos, mulatos ou negros.

mestiços. da raça humana.

como descendentes de escravos e de senhores de escravos, todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. esta é a mais terrível de nossas heranças. mas nossa crescente indignação contra esta herança maldita nos dará forças para conter os possessos e criar aqui, neste país, uma sociedade solidária. [5]

nossa mais forte ação afirmativa é a cultura. o sincretismo. a mistura. não rejeitamos nada. de braços abertos. abraçamos tudo. incorporamos tudo. numa síntese absolutamente original.

um presente para o mundo. um povo novo: nós, brasileiros.


[1] Orlando, comentário no Blog do Luis Nassif, em 08/01/2008: “O que ocorre é que há um consenso de que somos miscigenados, isto é, uma "democracia étnica" - a única do planeta - é isso também é uma falácia.”
[2] James Watson: “Todas as políticas sociais são baseadas no fato de que a inteligência deles [negros] é igual à nossa, apesar de todos os testes dizerem que não".
[3] "Branco, Anglo-Saxão e Protestante" (White, Anglo-Saxon and Protestant).
[4] Kari Stefansson, DeCODE Genetics
[5] Darci Ribeiro, “O povo brasileiro”

Nenhum comentário: