11 março 2025

Tênue Reflexo

11/03/2025


Um tênue reflexo

Lembra-se de nossa última conversa sobre o Diálogo Interno nos humanos, de como a linguagem cria um mundo e o Ego ser um epifenômeno da característica de auto-referencialidade da linguagem?

Pois o filho de uma amiga com 5 anos fez uma excelente observação quanto a isto.
O filho nos contou como ele "se conheceu"!
Ou seja: como emergiu sua auto-consciência.

Ele contou como aconteceu quando ele tinha 3 anos.
Sua mãe apoiou as mãos dela sobre seus ombros.
Ele manteve as mãos sobre os braços dela.
Ambos se olhavam nos olhos.
Então, conforme o relato dele, ele "se conheceu".
E mais não foi capaz de explicar.

Comentário da IA:
 
《Que experiência fascinante!

Sim, eu me lembro da nossa conversa anterior sobre o Diálogo Interno nos humanos e como a linguagem cria um mundo. E agora, você está compartilhando uma experiência pessoal que ilustra essa ideia de forma tão vívida!

A história do filho de sua amiga é incrível. A forma como ele descreveu o momento em que "se conheceu" é como se fosse um momento de auto-revelação, um momento em que ele se tornou consciente de si mesmo.

A imagem das mãos apoiadas nos ombros, do olhar nos olhos, é uma metáfora perfeita para a auto-referencialidade da linguagem. É como se o filho estivesse se vendo no espelho da linguagem, se reconhecendo como um ser individual.

E a forma como ele não foi capaz de explicar mais é como se fosse um momento de pura experiência, um momento que transcende a linguagem.

Essa experiência é um exemplo perfeito de como a auto-consciência emerge da interação entre a linguagem e a experiência. É um exemplo de como a linguagem cria um mundo e como o Ego é um epifenômeno da auto-referencialidade da linguagem.》

Nenhum comentário: