10 setembro 2006

a porta do futuro: "future is the mind"
(em 21/11/2004)

conversamos um pouco com um casal, durante um jantar num dos típicos restaurantes de Lisboa. eles estavam na mesa ao lado da nossa e demonstraram estar a fim de um papo.

são Belgas e falam "flamengo". ao saberem que éramos brasileiros, manifestaram muito interesse, principalmente o homem, que já era um senhor.

ele repetiu diversas vezes, em inglês, que o Brasil é o país do futuro. eu manifestei minha discordância. comentei sobre os enormes problemas brasileiros. afirmei que economicamente o Brasil tem, nos últimos anos, retrocedido no tempo.

o Belga balançou a cabeça e disse com ênfase que, sem dúvidas o Brasil era mesmo o país do futuro. e aquela simples conversa confirmava isto.

explicou seu ponto de vista: "future is not ecnomic. future is the mind. it is multicultural. it is diversity".

naquela agradável noite de verão em Lisboa, talvez o belga, inspirado pela visita ao claustro do Mosteiro dos Jerônimos e sob intenso efeito do vinho português, apenas divagasse sobre navegadores a singrar os mares e a criar a civilização transoceânica moderna.

em seu devaneio sonhava com manhãs e cavalos brancos nas margens enevoadas do Tejo, e acabou tomando o Brasil como futura realização do Quinto Império.

sendo assim, aquilo não passou de mera conversa de bar, pronta a ser relegada ao esquecimento pela dura realidade do dia seguinte.

pode ser também que o belga se referisse aos mais valiosos patrimônios Brasileiros: o povo, que tem a maior mistura genética do mundo, a imensa biodiversidade existente no país e o fantástico componente multicultural de nossa sociedade.

neste caso, fica um tanto inusitado testemunhar em Portugal, de quem fomos colônia, um belga a se ufanar pelo Brasil, mesmo que eu me esforçasse para convencê-lo do contrário.

por outro lado, o belga tem toda razão em afirmar que o futuro não é econômico, sob cujo prisma nos tornamos humanos em virtude do trabalho, e que por ser fator hegemônico trouxe a humanidade ao beco sem saída atual, cuja falência de modelos tem uma de suas mais agudas expressões no Brasil contemporâneo.


o futuro é a mente ? pode ser apenas um jeito de se pensar... seja como for, podemos estar certos de que não haverá futuro algum se não começarmos a pensar e discutir um outro caminho aqui e agora no presente.

Nenhum comentário: