16 setembro 2006

o Tigre e o Dragão
(em 12/12/2002)



“Aquele que não atingiu a Sabedoria, está cheio de vaidade,
fala e faz um grande ruído de seu vácuo e de sua ignorância.”

inscrição num antigo vaso Chinês

os Imperadores na Antiga China não apenas monopolizaram o direito de usar o Dragão como símbolo, como se declararam filhos do Dragão e alegaram que seu poder de governar era concedido pelo Céu. os Dragões estavam por toda parte nos palácios imperiais. qualquer outra pessoa que se associasse com o Dragão era sentenciada a morte por crime contra o Imperador.

o Tigre, por outro lado, sempre pertenceu ao Povo. as pessoas admiram sua beleza e força, encontrando nele apoio espiritual, e o usam como símbolo protetor e de boa sorte. para muitos, o Tigre tem o poder de afugentar Demônios...

embora possua asas, na maior parte das vezes o Dragão apenas se arrasta pelo fundo lamacento das águas. enquanto ondula seu corpo ao rastejar, fazendo com que a terra afunde sob seu peso, o Dragão supõe que está alçando vôo. volta e meia um vago sentimento lhe aturde. então, como se fosse um sonho, o Dragão entrevê num lapso que acima da lama e da água pairam o ar e o céu.

o Tigre mantém seus recursos ocultos e, nos relatos da mitologia Chinesa, sempre salvou vidas humanas. o caso mais famoso é o de Confúcio. contudo, sempre que o Dragão se alia a Maldade e se volta contra o Povo, o Tigre é enviado para detê-lo.

Nenhum comentário: