12 dezembro 2007

Economistas: a chave do tesouro

economistas de mercado se distribuem em dois grandes grupos.

no primeiro estão os que fazem o marketing da política econômica neoliberal.

precisam adquirir currículo acadêmico em universidades norte-americanas. isto tanto os certifica como devidamente capacitados a servir os interesses do mercado, quanto confere respeitabilidade ao marketing, revestindo-o de "teoria e história da economia".

geralmente ocupam cargos ligados a análise macroeconômica, com grande visibilidade na mídia. e quase sempre não possuem a menor intimidade com o dia a dia das operações de mercado.

exemplo: Alexandre Schwartsman.

já os do segundo grupo não dão a mínima para o marketing, pois sabem que se trata apenas de jogo de interesses. preferem focar diretamente no cerne do negócio: rentabilidade.

decidem sobre o destino de centenas de bilhões de reais. são responsáveis por rolar aplicações de curtíssimo prazo. identificam oportunidades de arbitragem que se fecham em segundos. definem estratégia de investimentos baseada nos movimentos do mercado e não nos "fundamentos macroeconômicos". buscam a combinação certa de risco, prazo, rentabilidade, normas e instrumentos de gestão, para o que as "boas teorias econômicas" não passam de literatura ideológica.

embora tenham acesso franqueado a grande mídia, evitam o excesso de exposição. também não costumam se comprometer com a defesa fundamentalista do neoliberalismo.

exemplo: Armínio Fraga.

economistas do primeiro grupo até podem ocupar altos postos no mercado financeiro, como economistas-chefe ou diretores, mas não é comum lançarem-se a frente de empresas próprias (exceto consultorias), como acontece com os do segundo grupo.

para apoio a tomada de suas decisões de negócio, economistas do segundo grupo se valem de estudos técnicos, nos quais fica flagrante que, num cenário de queda de juros, o pré-fixado é excelente investimento, e não uma exatamente opção para "melhorar o perfil da dívida interna". [1]

entretanto, a manutenção da política econômica, que garante as rentabilidade obtida pelos economistas do segundo grupo em suas operações no mercado, necessita do marketing conduzido pelos economistas do primeiro grupo.


apesar disto, nas reuniões matinais realizadas pelos economistas do segundo grupo para traçar a estratégia das operações do dia, o marketing dos economistas do primeiro grupo não tem nenhum significado – nem mesmo como alguma poesia. [2]

tudo o que lhes importa é em quais mãos está segura a chave do Banco Central.






[1] vide Ricardo Summa, “Alongamento da dívida pública e pré fixados interessam aos rentistas”
[2] comentário do Economista no site Crítica Econômica, www.criticaeconomica.com.br

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